Pesquise Aqui !


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Tiranossauro Rex

Dados do Dinossauro
Nome científico: Tyrannosaurus rex 
Época: Cretáceo, entre 67 à 65 milhões de anos atrás 
Local: América do Norte: Canadá e EUA, Ásia, China 
Peso: até 7,2 toneladas 
Tamanho: de 12 a 14 m de comprimento e 5 m de altura 
Alimentação: Carnívora
Tamanho de um ser humano para um Tiranossauro Rex
Esta postagem é dedicada ao REI dos Dinossauros, o mais famoso dentre todos os grandes répteis, conhecido por quase todas as pessoas em todos os lugares do mundo. Falarei do Tyrannosaurus rex, um dos maiores predadores que já passaram sobre a terra, um animal digno de respeito, como impõe seu nome, que significa Lagarto Tirano Rei.

Descoberto por Barnum Brown, grande paleontologista que em 1900 encontrou osso que pertenciam a este gigante carnívoro. Mas ele nem sempre teve este nome imponente, pois as primeiras vértebras encontradas deste animal, duas no total, foram encontradas por Edward Drinker Cope em 1892, porém não puderam conhecer o resto do animal então nomeado de Manospondylus gigas. Em 1900, o T.rex quase completo que fora achado por Brown, foi nomeado Dynamosaurus imperiosus, devido ao seu tamanho, pois nenhum outro terópode na época conseguia superá-lo. Este nome permaneceu até 1905, quando Henry Fairfield Osborn, curador do museu onde estava o fóssil do animal resolveu mudar seu nome em função da grande popularidade que o animal ganhara com os anos.
Esqueleto do Tiranossauro Rex
O nome então foi escolhido pelo seu tamanho e sua aparente ferocidade, Tyrannosaurus rex, que permanece até hoje. Osborn não imaginava que Cope já havia desenterrado ossos de T.rex, só em 1917 ele comparou o fóssil de Brown com as duas vértebras de Cope e percebeu se tratar do mesmo animal, sendo que hoje, uma das vértebras foi perdida restando apenas uma.
Dois Tiranossauros Caçando
Este dinossauro foi um grande terópode que viveu no final do cretáceo na América do Norte, quando ainda vagavam na terra outros grandes animais como o Triceratops e Anquilossauro, possíveis presa deste caçador que chegava a atingir 13 metros de comprimento e 5 metros de altura, com um peso de aproximadamente 5 a 6 toneladas. Seu pescoço era muito forte e musculoso, com uma forma de S, pois era projetado para sustentar a grande cabeça, que no maior fóssil mede 1,5 metro, ou seja, era uma cabeça enorme, que na parte frontal, do focinho era mais afinada para permitir uma visão binocular melhorando a sensação de distância e profundidade da hora de procurar presas e na parte de trás, o crânio era muito mais forte, largo, cheio de potentes músculos que davam a ele a capacidade de morder com uma pressão de aproximadamente 4 toneladas de força.
Esqueleto da Cabeçar do T-Rex
Seu crânio além de ser suportado pelo pescoço forte, tinha aberturas fenestrais para dar leveza e acomodar grandes músculos, também tinha ossos fundidos para dar mais resistência a impactos e ossos pneumatizados, ou seja, com sacos de ar em todo o interior do tecido ósseo, que junto com as fenestras aumentavam a leveza e mobilidade. Sua boca, na parte superior tinha forma de um U, ao contrário dos outros terópodes que a tinham em forma de V. Esse formato permitia maior área de mordida, prendendo melhor a presa e permitindo arrancar pedaços, mesmo que forçasse os dentes da frente.
O "Rei dos Dinos" possuía dentes que chegavam a medir 20 centímetros, tamanho suficiente para atravessar um homem do peito às costas. Seu dentes eram fortes, grossos e com forma de um D se você olhar ele em uma secção transversal, ou seja, cortando o dente no meio. Esses dentes eram de tamanhos variados mas o maior chegava próximo de 20 cm como comentado anteriormente e era curvados para trás para ajudar a segurar a presa na mordida e ainda tinha uma espécie de borda serrilhada que ajudavam a rasgar a carne da vítima. Os dentes superiores do T.rex que ficavam na parte superior da mandíbula eram maiores que todos os outros de baixo e eram espaçados uns dos outros. O recorde de maior dente já encontrado é de 30 centímetros, contando a raiz do dente, ou seja, a parte que ficava dentro do crânio, fazendo com que o rex seja o recordista entre os terópodes, com o maior dente.
Acasalamento dos T-Rex
Os T.rex cresciam rápido até completar a idade adulta ou a maturidade sexual, que devia ser por volta dos 18 a 20 anos de idade. O mais jovem exemplar encontrado tinha 2 anos e o mais velho, a famosa SUE, possuía 28 anos de idade. O crescimento desacelerava por volta dos 16 a 18 anos e seguia mais lento. Em exemplares mais velhos que 20 anos foram encontrados nos ossos do fêmur tecido medular, o que pode indicar maturidade sexual. Essa conclusão foi tirada porque algumas aves modernas também apresentam o mesmo tipo de tecido na coxa na época de acasalamento.

Um único fóssil de T.rex demonstrou pertencer a um gênero sem deixar dúvidas, que foi encontrado no Canadá e apelidado de B.rex. Tinha por volta de 20 anos e seu fêmur apresentava traços de tecido medular, um tipo de tecido presente em aves fêmeas no período de ovulação. Isso prova que o B.rex era uma fêmea e que morreu ainda ovulando, mas além disto mostra que o T.rex era sim parente das aves.
Como era visto o T-Rex Antigamente
Era desta forma retratado e por muitos anos ficou conhecido nesta postura, que só foi alterada em 1992 quando foram desmontados alguns esqueletos. O erro foi percebido em 1970, ou seja, o rex ficou errado por quase um século. Esta posse de canguru seria impossível porque prejudicaria as juntas do pescoço que se unem ao crânio, as juntas do fêmur coma bacia e das patas entre outras. Muitas obras e retratações trazem o T.rex nesta postura, mas em 1993 e nos anos seguintes sua nova postura começou a se popularizar com o filme Jurassic Park e outras formas de mídia que retratavam o rex com o corpo horizontalmente paralelo ao solo e com a cauda reta longe do solo.
Como e Visto hoje em Dia
Falando em temperatura, o T.rex deve ter sido um animal de sangue quente, pois seu crescimento é acelerado e seu metabolismo também, se comparado aos outros répteis. Hoje uma característica deste dinossauro que chama muito à atenção é sua capacidade de correr, pois sua velocidade geralmente causa dúvidas nos pesquisadores, alguns afirmando que corria muito outros que era lento. A capacidade de girar o corpo rapidamente em uma corrida é debatida também, pois com um corpo de aproximadamente 13 metros ele teria problemas de girar para esquerda ou direita com velocidade alta, porque sendo bípede seu ponto de gravidade é localizado no centro do corpo e caso ele virasse rápido demais poderia cair.
Manada de Tiranossauros Atacando um Estiracossauro
Existem muitas estimativas de velocidade máxima para o T.rex, algumas afirmam que ele era muito veloz outras que era lento como um elefante. Pode ser que chegasse a aproximadamente 40 quilômetros por hora em corridas curtas, mas nada está totalmente comprovado por falta de provas. Trilhas de pegadas de grandes terópodes andando foram encontradas, mas trilhas feitas em corridas não existem ainda no registro fóssil, o que dificulta o cálculo da velocidade total deste dinossauro.
Tiranossauro Rex o Dinossauro mais Famoso do Mundo
Outros fósseis foram encontrados, inclusive fósseis de um jovem tiranossauro que é o mais novo até hoje já descoberto e animais que tinham marcas de doenças e ferimentos nos ossos também intrigam os paleontologistas sobre o T.rex. Esses e muitos outros achados permitiram reconstruir fielmente a aparência e comportamentos do animal, tornando-o o mais conhecido, o mais famoso dinossauro de todos os tempos. Dos Estados Unidos à Austrália, do Brasil à China, quase todos conhecem este dinossauro, mesmo que vagamente.

Essa fama lhe rendeu várias aparições em filmes, desenhos, gibis, livros e tantos outros meios de mídia. Alguns deles com estrondoso sucesso Jurassic Park ele aparece nós 3 Filmes da Franquia, no Documentário Caminhando com Dinossauros (1999) e também com o Gibi Dinossauros: Descubra os Gigantes da Pré-Histórico.
Tiranossauro de Jurassic Park O Parque dos Dinossauros
Tiranossauros do O Mundo Perdido Jurassic Park
Tiranossauro do Jurassic Park 3
Tiranossauro do Documentário Caminhado com os Dinossauros (1999)
Capa do Gibi Dinossauros: Descubra Os Gigantes do Mundo Pré-Histórico
O Tiranossauro Rex foi o rei dos dinossauros por muitos anos, mesmo agora tendo sido superado em tamanho por outros terópodes ele nunca deixou de brilhar e continuará com sua Majestade para sempre!

2 comentários:

  1. Algumas correções:

    A foto do Tiranossauro e o Estiracossauro está errada, o Tiranossauro não caçava estiracossauros, o mais correto seria o albertossauro caçando estiracossauros.

    A imagem do Tiranossauro visto hoje em dia está errado, ele provavelmente tinha pré-plumagem e seus braços eram virados uns para os outros, já que ele não conseguiria ficar neles com uma posição igual de Jurassic Park.

    Os supostos locais que o tiranossauro vivia não constavam na Ásia e China, o Tiranossauro viveu exclusivamente na América do Norte, na Ásia e China viveram outros tiranossauróides.




    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, grande abraço desde Portugal onde existe um parque o Dinoparque na Lourinhã onde se descobriu o grande Lourinhanossaurus !E ainda a pouco tempo encontraram vários ninhos ...

    ResponderExcluir

O Mundo Ligado no Mundo Jurássico