Pesquise Aqui !


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Ovos de Dinossauros


Os exemplares de ovos de dinossauros atualmente vistos se encontram em estado fossilizado, uma vez que os dinossauros foram extintos há milhões de anos. Oferecem pistas sobre a vida e o comportamento dos dinossauros. Em alguns casos os embriões estão preservados e podem ser estudados.

São conhecidos 200 sítios arqueológicos ao redor do mundo onde foram descobertos ovos de dinossauros fossilizados. Estão principalmente na Ásia, em rochas da superfície formadas no Cretáceo. Nesse período (de 145 a 66 milhões de anos atrás) cascas de calcita foram desenvolvidas. A maioria desses ovos fósseis possuem formas distintas de cascas quando comparadas aos dos animais modernos, tais como as tartarugas ou pássaros. Contudo, alguns poucos se aproximam do formato dos ovos de pássaros, particularmente dos de avestruzes.
Desenho do interior de um ovo de Terizinossauro
A primeira descoberta verdadeira de um ovo de dinossauro aconteceu em 1859 num lugar no sudeste da França, por Jean Jacques Pouech. Eram de pássaros gigantescos. Ovos mais preservados foram encontrados em 1869 por Matheron. Ele acreditava que eram de crocodilos gigantes.
Fragmento de casca de ovo de Citipati com o embrião preservado, exemplar pertencente ao Museu Americano de História Natural
Em 1877, Paul Gervais publicou o primeiro estudo detalhado desses ovos, sugerindo que poderiam ser de dinossauros. Atualmente são identificados como do grupo Saurópodes, da espécie chamada Hipselossauro.

Os ovos de dinossauros variam de tamanho, dependendo da espécie. A maioria dos ovos maiores são fósseis coletados na década de 1990, em rochas do Cretáceo existentes na China. Eles possuem 60 cm de longitude e 20 cm de diâmetro.
Ninho com ovos de Terizinossauro em Dinosaurland, Lyme Regis(Inglaterra)
A estrutura dos ovos consistem em uma série de unidades verticais que crescem em determinados locais da superfície da casca. A organização dessas unidades determinam a sua classificação, que podem ser esferulíticas ou prismáticas:
  • Ovos de casca esferolítica possuem uma estrutura esférica cristalizada e são vistos em exemplares de Saurópodes e Hadrossauros.
  • Ovos de casca prismáticas crescem com cristais esféricos apenas na parte inferior da casca, enquanto os cristais na porção superior são em formato de prismas.
  • Ovos ornitóides (também vistos em pássaros) são geralmente de Terópodos. Nesse tipo apenas parte da casca é formada de unidades separadas (mammilae). A parte superior e o meio da casca consistem de material biocristalizado com uma película esponjosa formadora de uma camada homogênea.
Como os Dinossauros Botavam Ovos
Várias questões sobre os ovos foram respondidas anteriormente, mas a principal delas seria como os dinossauros botavam sem que os ovos quebrassem. Imaginem um animal que tem a abertura por onde saem os ovos, chamada cloaca, localizada a pelo menos 2 metros de altura acima do solo. Uma queda destas poderia estraçalhar um ovo.

Os animais pequenos, provavelmente tinham facilidade para botar os ovos e até chocá-los, mas e os Saurópodes gigantescos como o Braquiossauros?
Existem duas hipóteses que poderiam responder a esta questão e ambas estão relacionadas abaixo:


1° Hipótese: Os dinossauros se abaixavam até aproximar a cloaca do solo e assim os ovos caíam de uma altura menor e não quebravam e nem sofriam danos com o impacto.
Saurópode desconhecido botando ovos agachado
2º Hipótese: Os dinossauros possuíam uma espécie de "tubo" de pele que se estendia para fora da cloaca como uma "tromba", até encostar no chão ou fica bem próximo dele, então usava a "tromba" para deslizar os ovos por dentro até o chão, como fazem as tartarugas marinhas.
Tubo cloacal de um Saltasaurus em Dino Planet - O Ovo de Alpha
No entanto, ainda não há como provar o método usado pelos grandes dinossauros para por seus ovos. Por isto, alguns retratam os dinossauros, até mesmo os grandes Saurópodes, botando ovos normalmente, fazendo-os cair de uma altura bem elevada, como no exemplo abaixo, do documentário Caminhando com os Dinossauros Especial: Terra de Gigantes e O Garra Gigante.
Agentinossauro botando ovos
Nesta cena do episódio Terra de Gigantes, o Agentinossauro, um dos maiores Saurópodes, bota um ovo que cai direto da cloaca, que se situa a mais de dois metros do chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mundo Ligado no Mundo Jurássico