Pesquise Aqui !


sábado, 20 de dezembro de 2014

Paquicelafossauro

Dados do Dinossauro
Nome Científico: Pachycephalosaurus wyomingensis 
Época: Fim do Cretáceo, entre 76 à 65 milhões de anos atrás 
Local onde viveu: Canadá e EUA 
Peso: até 2 tonelada 
Tamanho: entre 5 a 8 m de comprimento e 1,5 a 3,1 m de altura 
Alimentação: Herbívora
Tamanho de um ser humano para um Paquicefalossauro
O mais famoso dinossauro de cabeça dura, foi descoberto na América do Norte e recebeu o nome que significa "Lagarto de cabeça grossa".

Devia ser um animal calmo, mas territorial, se alimentava de plantas e possuía um crânio maciço de 25 centímetros de puro osso. Anteriormente se imaginava que esse crânio servia como arma de defesa e para lutar com os rivais do grupo dando marradas como os carneiros atuais. Isso era reforçado porque pensava-se que uma característica do dinossauro o fazia alinhar a coluna com o crânio durante um ataque, absorvendo o impacto.
Cranio de Paquicefalossauro
No entanto não existem marcas ou cicatrizes provando que realmente usavam os crânios em lutas de marradas. A superfície arredondada do crânio não seria adequada para isso e causaria danos nos olhos durante um choque. Devido a estes dados, hoje em dia esta teoria já não é tão levada a sério e aos poucos este comportamento está sendo descartado.

Outra hipótese mais aceita, criada por Sues em 1978, e expandida por Ken Carpenter em 1997, é que em vez de chocar-se cabeça com cabeça, eles apenas exibiam seu espesso calombo e com chacoalhões da cabeça e gritos tentariam intimidar o inimigo. Também pode ser que se enroscassem e dessem batidas com o crânio no abdome e quadril do rival, pois o corpo de dinossauros desta família parece ser bem robusto.
O crânio terminava em um bico córneo, usado para cortar plantas que eram moídas por pequeninos dentes em forma de folha com borda serrilhada. Mas não há como ter certeza sobre o tipo de alimentação desse animal, inclusive alguns especialistas afirmam que ele poderia ser onívoro, ou seja, come tanto plantas quanto outros animais. Pelo seu tipo físico ele dificilmente seria um predador, então complementaria sua dieta comendo pequenos insetos. Seu corpo não foi encontrado, por isso é baseado em outros dinossauros da mesma família, cujo corpo estava melhor preservado. Deveria ter um corpo forte e musculoso, com pequenos e grossos braços na parte dianteira e pernas traseiras adaptadas a corridas de curta distância. Sua cauda era robusta e ajudava a equilibrar o corpo e possivelmente teria tendões ossificados que ajudavam a dar rigidez. Seu crânio permitia que tivesse uma visão boa, talvez visão binocular, permitindo uma melhor precisão no cálculo de distância e profundidade.
Casal de Paquicefalossauro
Alguns competiam com ele por comida, outros podem ser que fossem seus predadores. 
Este dinossauro, mesmo tendo fósseis bem fragmentados e bem famoso, talvez por ser o maior de sua família. Frequentemente é retratado em filmes ou livros entre outros tipos de mídia.
O Mundo Perdido Jurassic Park
No filme O Mundo Perdido Jurassic Park, o Paquicefalossauro aparece sendo capturado por mercenários que saqueiam a Ilha Sorna, local onde os dinossauros viviam soltos após uma tempestade devastar as instalações da INGEN. Abaixo você pode ver as Concept Arts (Arte conceitual) criada para que pudessem recriar um modelo do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mundo Ligado no Mundo Jurássico