Pesquise Aqui !


domingo, 9 de novembro de 2014

Parassaurolofo

Dados do Dinossauro
Nome Científico: Parasaurolophus walkeri 
Época: Cretáceo, entre 76 à 66 milhões de anos atrás 
Local onde viveu: América do Norte em Alberta no Canadá e EUA 
Peso: de 3,6 a 5 toneladas 
Tamanho: até 10 m de comprimento e 4 m de altura 
Alimentação: Herbívora
Tamanho de um ser humano para um Parassaurolofo
O período cretáceo sempre foi a época que mais diversificou dinossauros ornitópodes, sendo que dentre esses animais os mais exuberantes foram com certeza os hadrosaurídeos, dinossauros bico de pato. Um dos mais famosos hadrosaurídeos é o Parassaurolofo, um dinossauro herbívoro de 10 metros de comprimento e 5 metros de altura, chegando a pesar até 2,5 toneladas.
Sua principal característica é a grande crista que se alongava para trás da cabeça chegando a incríveis 1,5 metros de comprimento ou mais dependendo da espécie.
Hoje já se conhecem três espécies de Parassaurolofo, P.walkeri descoberto em 1920, contendo um crânio completo e um esqueleto parcial, coletado na Red Deer River Formation, Alberta no Canadá e descrito em 1922 por William Parks; P. tubicen descoberto no Novo México na Kirtland Formation, USA e descrito em 1931 por Wiman, contendo Crânio e esqueletos pós-cranianos parciais de 3 indivíduos, chegando a medir em torno de dois metros o crânio contando com crista, sugerindo um grande espécime.
Esqueleto do Parassaurolofo
A terceira espécie, P. cyrtocristatus de 1961 foi descrita por Ostrom, também provém do Novo México, Fruitland Formation, porém com crista menor que P. walkeri e P. Tubicen, o que levou os paleontologistas a crer que seria um possível exemplar juvenil de P. tibicen ou mesmo uma fêmea. Hoje essa possibilidade já foi descartada, após novos estudos sobre lambeosaurinae.

Uma grande polêmica em torno desse dinossauro, assim como alguns outros espécimes que tem adornos estranhos no corpo, é sobre a função que esse adorno teria, no caso do Parassaurolofo é a crista. A primeira vista, pensaram que fosse utilizado como um "snorkel", aquele aparelho de mergulho que é composto apenas de um cano curto e curvo, e seria usado para mergulhar na água em caso de perigo, sendo que não possuem outro meio de defesa.
Ilustração que mostrar a diferença entre cristas machos e fêmeas
Porém essa teoria descartada porque a crista não tem abertura na parte da ponta, impossibilitando que o ar entrasse por ali. Essa crista é estranha, e após os cientistas fazerem estudos sobre o interior da mesma descobriram que é oca e tem um complicado canal por onde o ar poderia passar, porém serviria simplesmente para produzir sons parecidos com o de elefantes, em caso de comunicação. Poderia ser colorida, para servir como atrativo sexual para fêmeas ou vice-versa. Regulador térmico é outra teoria a respeito da crista, ou seja, serviria de regulador de temperatura corporal, resfriando ou aquecendo o sangue quando fosse necessário.
Cena do Filme O Mundo Perdido Jurassic Park
Na trituração dos alimentos o parassaurolofo usava a sua bateria de dentes, chegando a um número próximo de 1000 dentes, que mastigavam as plantas triturando, movendo a mandíbula de um lado pra outro. Para ajudar a arrancar as plantas ele usava seu bico parecido com o de um pato, que segurava as plantas firmemente para que com a força o animal as cortasse.
Possivelmente os parassaurolofos jovens possuíssem cristas menores, ainda em desenvolvimento e as fêmeas não chegassem a desenvolver a sua crista do mesmo tamanho da crista do macho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mundo Ligado no Mundo Jurássico