Pesquise Aqui !


domingo, 30 de novembro de 2014

Dilofossauro

Dados do Dinossauro
Nome Científico: Dilophosaurus wetherlli
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 600 kg
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora
Tamanho de um ser humano para um Dilofossauro
O Dilofossauro foi um Terópode médio do jurássico inferior, sua crista dupla em forma de um "V" é sua característica mais notável, possivelmente foi colorida e usada para impressionar fêmeas e machos rivais. Robert Gay publicou um estudo afirmando que a crista deveria variar de tamanho de acordo com o sexo do animal. Talvez o macho dominante ou o mais velho possuísse crista mais colorida ou maior. Viveu na América do Norte, e se alimentava de carne de outros dinossauros. Seus dentes eram longos, porém finos, inclusive na base.

Um espécime deste animal tinha no crânio uma espécie de fenda na mandíbula superior, deixando o animal com um focinho mais fino, assemelhado ao dos crocodilos ou até mesmo dos Spinosaurideos. característica bem marcante, formada por uma ligação fraca os ossos maxilares e pré-maxilares.
Esqueleto do Dilofossauro
Alguns paleontólogos dizem que ele se alimentava de carniça porque sua mandíbula seria fraca demais devido a esta fissura, assim se lutasse com um outro dinossauro, ou tentasse segurar com força poderia quebrá-la. Talvez ele usasse os braços e pernas para caçar, se ele realmente o fizesse, pois isso talvez compensasse a fraqueza do crânio. Um animal de 6 metros de comprimento, pesando em torno de 500 a 600 quilos, precisaria comer bastante carne para sobreviver. Seus pés eram como o da maioria dos Terópodes conhecidos, tinha três dedos, sendo do do meio o mais longo. Confira abaixo a foto do fóssil do pé deste carnívoro primitivo.
Tinha um pé com 3 dedos, bem característico dos Terópodes
Já suas "mãos" eram diferentes, pois ele era um Terópode mais primitivo, um Ceratossaurídeo, então tinha nos membros dianteiros quatro dedos, sendo que um deles parece ser oposto aos outros, como um polegar, permitindo uma habilidade maior na hora de agarrar algo.
Observe, a mão tem 4 dedos
No filme Jurassic Park, o Dilofossauro é mostrado diferente de como realmente era, pois o seu tamanho era demasiado pequeno e ainda era capaz de cuspir veneno. Além destas características tinha um colarinho de pele que ficava dobrado ao redor do pescoço como nos atuais Lagartos de Colarinho. Não existem provas de que o Dilofossauro tivesse tais características que foram criadas pelo escritor Michael Crichton, para o livro Jurassic Park, que serviu de base para a adaptação no cinema. É muito improvável que o Dilofossauro cuspisse veneno, pois não há indícios concretos de que ele possuísse tal defesa ou arma para caça. Outra diferença é a forma do crânio, que no animal real é afinado e com uma pequena reentrância, que no personagem do filme não aparece, sendo o crânio totalmente igual em toda a extensão das mandíbulas, tanto superior, quanto inferior, sem qualquer fenda ou irregularidade, o que conferiu ao animal uma aparência mais "robusta" na cabeça.
Dilofossauro de Jurassic Park
Dilofossauro com anatomia correta
Graças ao filme hoje o Dilofossauro é relativamente famoso, mas com a sua fama também se perpetuaram os erros anatômicos mostrados no longa metragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mundo Ligado no Mundo Jurássico