Dados do Dinossauro
Nome Científico: Ankilosaurus magniventris
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 7 toneladas
Tamanho: 10 metros de comprimento
Este dinossauro é até engraçado se o observarmos, pois tem uma aparência desengonçada, bem baixo e atarracado, quadrúpede e herbívoro, ou seja, quase um enorme jabuti, porém mais ágil. No entanto, mesmo sendo ágil, o Anquilossauro não deve ter sido muito veloz na corrida, porque o peso do corpo seria um obstáculo, levando-se em conta a postura das pernas, que acredita-se terem tido 5 dedos em cada pé, isto porque o pé deste dino nunca foi achado e suas reconstruções são baseadas em outros animais semelhantes.
A cabeça dele também é um pouco estranha, afinal era maior em largura do que em comprimento! Sim, tinha cerca de 64,5 centímetros de comprimento e aproximadamente 74,5 centímetros de largura. De qualquer forma, ele não precisava ser veloz, afinal sua couraça e sua cauda com clava asseguravam, pelo menos na maior parte do tempo, a segurança contra qualquer predador, até mesmo contra o famoso T.rex.
Anquilossauro Vs Tiranossauro |
Obviamente que tal proteção era fornecida pela pele endurecida como já dito, cuja composição é baseada de osteodermas, placas de osso grossas que cresciam na pele ou "fundidas" a ela, formando uma carapaça. Várias osteodermas juntas formavam tal carapaça, mas assim mesmo alguns pontos ficavam vulneráveis, principalmente a junção entre uma placa e outra. Por isto justamente nestes pontos de junção nasciam pequenos calombos ósseos que grudavam as placas, não deixando ponto algum desprotegido na parte superior do corpo. A barriga já era mais frágil, mas para poder atacá-la, um dinossauro teria de virar o Anquilossauro de cabeça para baixo, o que era praticamente impossível porque ele era pesado e forte.
Esqueleto de Anquilossauro |
Voltando a couraça deste grande tireóforo, podemos supor que suas osteodermas, calombos e espinhos eram recobertos de queratina dura, ou seja, a mesma substância de que são feitas nossas unhas. Tais calombos e placas podiam ser achatados ou altos, pequenos ou grandes e ainda arredondados ou pontiagudos.
Como os demais anquilossauros, o Ankylosaurus era herbívoro, e para comer usava sua boca com dentes em forma de folha adaptados para cortar vegetação. Estes dentes eram menores, se comparados ao tamanho do corpo, do que os dentes de outros anquilossaurídeos. O Ankylosaurus não tinha dentes em baterias, como os Hadrossaurídeos e Ceratopsídeos, então não podia mastigar tão bem como os dinossauros dos grupos citados acima, apesar de que alguns ossos do crânio e do corpo eram fundidos para acrescentar força ao animal, além de que possuía um bico para cortar as plantas.
O Anquilossauro vivia em locais mais altos e secos |
O crânio deste animal era uma verdadeira caixa forte, um cofre onde ficava abrigado o cérebro, protegido pela camada grossa de placas circulares que junto com 4 grandes chifres pontudos, em forma de pirâmide, que se projetavam lateralmente da parte traseira do crânio.
Cena do Filme Jurassic Park 3 |
Ele aparece em Jurassic Park 3 (2001) comendo calmamente. Livros sempre o mostram e desenhos animados como Em Busca do Vale Encantado também já mostraram este dino. Entre os bonecos de dinossauros, uma das espécies mais feitas é o Anquilossauro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário